sábado, 5 de maio de 2012

''Vida real: Chiquinha''


É casada desde 1972 com o produtor de televisão Gabriel Fernández, com quem tem dois filhos: Verônica e Gabriel.
Antonieta realizou o seu primeiro trabalho aos 8 anos de idade na novela "La Leona", na qual interpretava uma menina má. Dois anos depois, recebeu o prêmio de atriz dramática infantil. Dois anos depois, recebeu um outro prêmio igual.
Em 1974, María Antonieta recebeu uma proposta da TV Azteca para apresentar um programa de variedades, mas no ano seguinte voltou a gravar Chaves até 1980, e no programa Chespirito, ficou até 1994, um ano quando se encerraram definitivamente as gravações. No programa Chespirito, atuou sem muito destaque, exceto pela Chiquinha, protagonista do quadro Chaves, e pelas aparições da Dona Neves, junto com o Doutor Chapatin. Também fez a personagem Maruja em Chaveco.
Em 1995, Antonieta passou a fazer a série "Aquí está la Chilindrina", com apenas 20 episódios que foram reprisados em 5 anos - o que rendeu a ela um processo judicial movido por Roberto Gómez Bolaños, uma vez que Bolaños afirmava ser o detentor dos direitos autorais da Chiquinha. Antonieta acabou obtendo os direitos autorais da personagem.
Antonieta sofreu um infarto em 2002, mas conseguiu se recuperar e atualmente está com boa saúde. Até 2003 foi proprietária de um circo, e atualmente é atriz de telenovelas. Fez também uma pequena aparição no seriado "Skimo", da Nickelodeon.
Além da Chiquinha, a atriz é ainda responsável pela criação da Dona Neves, Bruxa Baratuxa (Chapolin) e Marujita (Los Caquitos), pois além de atriz ela cria personagens e escreve histórias.
No Brasil, sua voz foi dublada por Sandra Mara Azevedo e Cecília Lemes.
Em 13 de Outubro de 2011, visitou o Brasil pela primeira vez. Também participou do Programa do Ratinho no SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário